top of page

A luz nos meus pés

  • Aline Ribeiro SIlva
  • 22 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Elaborar uma coreografia não é tarefa fácil. Afinal, existe uma mensagem que precisa ser transmitida de maneira eficiente através da dança. Eu realmente creio que Atos 2 deva ser lido de uma maneira especial pelos artistas cristãos. Quando a Bíblia narra a vinda do Espírito Santo sobre os que o aguardavam, como havia prometido Jesus, o grande sinal dessa maravilha divina é a possibilidade de falar em línguas diferentes, que podiam ser compreendidas com clareza por todos os estrangeiros que estavam ali. E todos, na sua língua, puderam conhecer os relatos sobre "as grandezas de Deus" (Atos 2:11).


Como já dissemos aqui, as artes são formas de expressão. São linguagens. Há aqueles que entendem a linguagem da música, há aqueles a quem as artes plásticas comunicam mensagens, há aqueles que entendem um discurso dançado. Naquela ocasião da festa de Pentecostes em Jerusalém, o Espírito Santo batizou os cristãos com a língua da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Egito... A mim, o Espírito Santo me batizou com a língua da dança. E tem batizado a muitos nos últimos tempos. E, para a glória de Deus, testemunhei conversões e transformações de vida frutificarem através de um discurso dançado. E mais nada: sem pregações, músicas ou apelos eloquentes. Só a dança.


O batismo com o Espírito Santo, como demonstrado pela passagem de Atos 2, tinha um propósito, falar sobre as grandezas de Deus. E naquele dia quase três mil pessoas conheceram a Jesus. Você já experimentou falar de Jesus através da dança? Já conheceu a obra do Espírito Santo nessa língua?


Assim, elaborar uma coreografia não é tarefe fácil. Não se trata de sequenciar passos lindos em uma música. A cada coreografia, temos a chance ímpar de falar das grandezas de Deus e apresentar sua obra redentora. Mas para isso precisamos estar cheios do Espírito Santo. E isso se faz no convívio diário com o Senhor , nos cultos de oração, na escola bíblica.


Como posso me atrever a falar sobre as grandezas de Deus se não as conhecer?

Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Salmos 119:7,105


A retidão do nosso coração e do nosso discurso está baseada no conhecimento de Deus e da sua Palavra. Só seremos bailarinos úteis para o Reino e aprovados pelo Senhor mediante a frutificação de nossa dança. Então precisamos buscar dois elementos cruciais em nossa caminhada cristã.


O primeiro é o conhecimento da palavra. Ler a Bíblia nos permite saber quem é Deus, e nos aproxima dele. Conhecendo o Senhor, identificamos sua natureza e podemos cultivar a divina natureza em nós. E a luz da Palavra iluminará nossos passos. Que nossos passos de dança sejam iluminados pela Palavra de Deus e que dele venha toda nossa inspiração. É maravilhoso separar um tempo de meditação na palavra antes de coreografar ou adorar espontaneamente e receber do alto a inspiração , as ideias e concepções da peça a ser apresentada e minstrada.


O segundo elemento é a busca pelo Espírito Santo. Só ele convence do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8). E pode e quer usar uma língua eficaz para isso etravés da sua vida. Orar e ter experiências com o Santo Espírito nos capacitará para multiplicar a obra da redenção nos mais diversos lugares. E então maravilhas poderão acontecer, coisas fabulosas além do nosso poder.


Te convido, então, a iluminar seus passos com a Palavra e batizar sua dança com o Espírito Santo. Obras maiores se farão pela misericórdia e pela graça de Jesus.


Tenha um fim de semana cheio de ministrações abeçoadas e eficazes. E até semana que vem!



Comments


Post em destaque
Posts recentes
Arquivo
Assuntos
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Vestuário de dança

Dança para EXPRESSAR, por Aline Ribeiro SIlva  Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean
bottom of page